domingo, 13 de janeiro de 2008

...

E pronto.. mais um domingo passado. Acorda-se tarde, almoça-se em casa dos pais (e que bem me soube o bacalhau com grão), fazem-se algumas compras no supermercado, preparam-se as aulas da semana que vem, verifica-se a planificação e acertam-se os últimos pormenores de uma semana que se prevê árdua em trabalho para os meus meninos.

Gosto muito de dar aulas ao 3º ano. As crianças são suficientemente autónomas para começar a trabalhar através de outras estratégias, a linguagem começa a ser mais próxima da linguagem adulta (mais e melhor vocabulário, frases mais complexas, textos mais elaborados) e apresentam mais maturidade e responsabilidade nas suas acções. Mas depois, há o reverso da medalha: os conteúdos a dar são muito extensos em todas as áreas e é impossível não passar uma semana sem apresentar matéria nova. Por vezes, os alunos começam a dar sinais de cansaço e alguma confusão. Aqui, é essencial que sejamos metódicos e organizados, pacientes e assertivos; exigentes e compreensivos. Consolidar os conteúdos é fundamental, principalmente antes de se passar a algo novo
Agora juntem a tudo isto quase um mês a menos de aulas e conseguem vislumbrar um bocadinho da preocupação que vai na minha cabeça.

[É nestas alturas que penso na sorte que tenho em ficar com estes alunos para o próximo (e ultimo) ano lectivo]

2 comentários:

bruno e.a. disse...

é a lei das compensações!

vais conseguir!

Sofia Quintela disse...

Pois é que sorte a tua poderes ficar com eles para o ano outra vez... que sorte, eu ando sempre a saltitar e não veo meio de estabilizar...