segunda-feira, 30 de março de 2009

...

(...) Ainda faltam quinze dias para o fim das férias e já não as posso ouvir dizer que não têm nada para fazer. Coitadinhas.

Não me lembro da última vez que disse "não tenho nada para fazer". Talvez fosse Verão e eu, ainda estudante, vivesse com os meus pais.
Mais do que as crianças, acho que os adultos também podiam não ter nada que fazer, no entanto, existe sempre algo prioritário, fruto desta vida stressante que levamos. É preciso limpar a casa, ir às compras, estender a roupa, lavar o carro, arranjar qualquer coisa em casa, ler um livro, fazer desporto, passear, ver televisão, ir ao cinema. Inventamos actividades e por vezes acabamos mais cansados porque nem sempre são tão agradáveis assim.
Não ter nada que fazer é bom. Muitas vezes é melhor que tudo o resto, porque simplesmente podemos estar sem agir. Chamemos-lhe ócio ou preguiça, não interessa. A vida não tem de ser feita de constantes acções, reacções, radicalismos, aventuras, energia, movimento contínuo. Também precisamos de não fazer nada e devemos fazê-lo bem. Porque isso também é qualidade de vida.

5 comentários:

Fatma disse...

Permite-me intrometer-me (tb sou professora - mas de um pouco mais velhinhos:)). Este post fez-me lembrar este livro:

http://www.criticaliteraria.com/9728541090

bjinhs e parabéns pelo blog que adoro seguir.
Fátima

Anónimo disse...

o problema é que ao "não ter nada que fazer" a pessoa tem k estar consigo mesma e com os seus pensamentos e isso nem sempre é fácil... nao sabemos lidar com a solidão...e o alheamento dos pensamentos menos bons é mais fácil...

gostei mt deste post...fez-me pensar..

Anónimo disse...

Tens toda a razão.

P.

Claudia disse...

Deixei um mimo/desafio no meu blog. Coisas para fazer...

Anónimo disse...

O grande problema pessoas, não é o "não fazer nada", e sim o "não ter nada pra fazer". Ninguém quer perder tempo. Elas o fazem pensando no futuro, ou pensando em aproveitar o momento, ou qualquer coisa assim. O medo de perder tempo e não ganhar experiencia, enfim. A idéia, ou a minha idéia, a qual estou tentando aprimorar, é trabalhar com uma agenda, física ou mental, sendo que nesta agenda, tenha um tempo pra não fazer nada. O que fazer quando não esta fazendo nada? Meditar, pensar na vida.. sei lá. Mas concordo com a idéia de que não fazer nada é muito bom, o problema é não ter nada pra fazer!
Acho que isso..
Parabéns pelo blog moça..