sábado, 21 de março de 2009

Será mesmo que cada um tem aquilo que merece?

Os ditados populares não têm um denominador científico, baseiam-se simplesmente na experiência do povo, nas generalizações, no senso comum e na tradição oral que existe há largos anos. As pessoas acabam por assentar as suas vivências nesse tipo de sabedoria, reforçando-as com base na voz do povo. E porquê? Talvez porque se sintam melhor assim, é como que uma acomodação, uma justificação plausível e compreensível para o que vai acontecendo.

"Cada um tem aquilo que merece"

É uma frase que se ouve e anda nas bocas do povo desde sempre. Não sei se esta expressão será um ditado polular ou não, no entanto, não gosto de a ouvir e acho que de sabedoria nada tem.
Se todas as pessoas tivessem o que merecem, as pessoas de bem estariam felizes e saudáveis e quem se limita a ser má pessoa, teria o que de pior há na vida. Infelizmente e quase sempre, não é assim. Acabamos por assistir todos os dias a injustiças, revoltamo-nos com pequenas grandes coisas que nos vão acontecendo e nem sempre temos a capacidade para virar tudo ao contrário, porque simplesmente, não está nas nossas mãos.
Para muitos isto pode não ter qualquer importância, mas evito utilizar esta expressão. Porque é injusta e cruel de ouvir, principalmente para aqueles que têm apenas um bocadinho de menos sorte na vida.

10 comentários:

paula maria disse...

não sei se cada um tem aquilo que merece, ou se temos aquilo por mero acaso do destino! acredito nas duas...

(adoro o teu blog) *

Miss Glitering disse...

Concordo contigo Sofia. Há pessoas que por falta de uma pontinha de sorte, não têm o que merecem.

Um beijinho

IandU disse...

Não gosto dessa frase.

Usamos em situações cómicas, tristes ou usamos por usar, porque não temos mais nada a dizer e queremos intervir em alguma conversa.

Muitas vezes, a frase muda facilmente de sentido. Cada não tem aquilo que merece tem aquilo que lhe calhou.

Beijinhos e bom fds*

s. disse...

cada um tem aquilo que merece/precisa para crescer.

eu acho que é verdade. compreendo que seja frustrante por vezes ver pessoas que parecem que tem tudo de forma fácil enquanto vemos outros (quase sempre nós próprios) que têm que lutar muito mais. de qualquer forma acho que a vida nos dá aquilo que precisamos para crescer e é assim que vejo esse provérbio.

Margarida disse...

uma vez uma amiga minha disse-me esse provérbio, num acontecimento infeliz da minha vida... fiquei parva a olhar para ela. mas ela lá me explicou que entendia esse ditado popular como algo de bom e que eu merecia muito mais e melhor. e não é que ela acertou?! :)

Ana Rita disse...

Quando acontece alguma injustiça a minha mãe costuma dizer "Deus não dorme!". Isto já é tão instrínseco a mim que quando vejo situações de pura maldade lembro-me sempre desta expressão. Serve simplesmente para me acalmar...

Sónia disse...

eu acredito piamente no dito em questão pura e simplesmente porque nos integramos num mundo natural e neste mundo natural em que nos integramos tudo funciona num equilíbrio profundo e inabalável.

de resto a injustiça que possamos ver na expressão limita-se em minha opinião à análise subjectiva da mesma. De facto é preciso ter presente que nem sempre aqueles que nos parecem ser mais beneficiados o são mesmo! Temos de ver a pessoa como um ser global composto e interveniente em múltiplas esferas.

Da mesma forma os que são vistos como menos favorecidos só o são em função da perspectiva que os vemos. dar a volta à situação começa por perspectivar os contras de uma forma mais positiva e construtiva da personalidade, afinal acima de tudo deveria ser nosso objectivo ultimo em tudo o que fazemos não ter mais dinheiro, não ter mais tempo, não ter mais saúde, ser mais pessoas, pessoas inteiras este objectivo integraria por sua vez todas as outras coisas que deixando de ser o final seriam bases inabaláveis.

E já agora, não controlamos tudo o que nos acontece mas controlamos o que vamos aprender com isso e às vezes deixar de procurar o controlo é a mais importante lição construtora de nós que temos a aprender.

Ser unos/inteiros num mundo plural creio que é o melhor objectivo a ter e a melhor lição a ensinar às nossas crianças.

Injustiças... existem porque há a justição mas mais cedo ou mais tarde de uma forma mais ou menos evidente o equilíbrio volta a estabelecer-se e não é preciso todos terem noção disso para realmente aconteça.

e alonguei-me... desculpe. mas é um ponto em que bato todos os dias. Ser Feliz é tão fácil! Muito mais fácil do que parece! não é preciso muito só é preciso não precisar de tudo e acima de tudo perspectivar.

Groucho disse...

Os ditados populares são estúpidos porque na verdade o povo é estúpido. Não há nada de razoável nesse ditado. Há milhões de pessoas que têm o que não merecem e outros milhões que não têm o que merecem. Lembro-me de passar ao pé do Rossio e ver um homem (elefante?) com uma cara completamente disforme e só um olho. Ficava com taquicardia durante uma hora só de o ver. Não há nada que ele possa ter feito para merecer aquilo.

Prezado disse...

Devo usar essa frase todos os dias. funciona como exorcismo.

ex.: "Dei uma martelada num dedo. &%#"$!! cada um tem o que merece."

ex.2: "encontrei mais 10 euros. Cada um tem o que merece."

Margarida disse...

Não. Ninguém tem o que realmente merece. Chama-se vida e é injusta (and then you die)